Serviços

Certificações

Segurança de Alimentos

A norma internacional ISO 22000 busca estabelecer padrões de segurança de alimentos abrangendo todas as organizações envolvidas na cadeia alimentar, desde o plantio até a refeição posta à mesa. O objetivo desses processos é garantir que os alimentos não irão causar nenhum tipo de dano à saúde do consumidor final.

Trabalhar com a Gestão de Segurança Alimentar possibilita que as empresas tenham mais oportunidades ao operar em mercados globais, uma vez que grandes players trabalham apenas com companhias certificadas.


Placeholderzin

APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou em inglês, HACCP, Hazard Analysis of Critical Control Point

O APPCC pode ser fundamental para a conformidade de sua empresa com a legislação nacional ou internacional de segurança de alimentos. Ele fornece uma ferramenta de gestão de riscos que suporta outras normas de sistemas de gestão em toda a indústria alimentícia - como, por exemplo, a ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos. O APPCC descreve os bons processos de fabricação para todos os setores da indústria alimentícia e pode ser o segredo para o seu negócio no comércio internacional. É especialmente adequado para os produtores primários, fabricantes, processadores e operadores de serviços alimentares.


Placeholderzin

FSSC 22000

A FSSC 22000 (Food Safety Sistem Certification) é um esquema de certificação do sistema de segurança de alimentos, que inclui os requisitos da ISO 22000, requisitos de boas práticas de fabricação incluídos na especificação técnica do segmento (ISO/TS 22002) e requisitos adicionais do esquema FSSC. As certificações FSSC são reconhecidas no mercado mundial mais do que a ISO 22000. Por isso é que a FSSC é, cada vez mais, o sistema escolhido de preferência para as organizações que procuram acessar ao mercado exterior.


Placeholderzin

ISO 22000 - Gestão de Segurança Alimentar

A ISO 22000, norma internacionalmente reconhecida, define o sistema de gestão de segurança alimentar que tem por objetivo garantir a segurança de todas as etapas, desde o transporte até o consumidor final.

O processo investiga a procedência de todos os equipamentos, analisa o sistema de embalagens, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes. Ela pode ser integrada a ISO 9001, quando a organização visar a relação da gestão da qualidade com a gestão da segurança alimentar.

A norma tem o objetivo principal de estabelecer regras para criar uma gestão de controle de perigos nos alimentos, sejam esses perigos biológicos, químicos ou físicos, e também fazer com que a empresa estabeleça programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança alimentar. As empresas que podem aderir a esta norma são todas aquelas que possuem alguma relação com a produção, distribuição ou armazenamento de alimentos, mesmo que essa relação seja indireta, como a produção de um equipamento usado na fase de produção de um alimento, por exemplo. Empresas de ração animal ou do setor primário também podem aderir à norma.

Apesar de ser primariamente relacionada com a segurança alimentar, a norma também tem diretrizes que envolvem outras áreas da gestão destas empresas do ramo alimentício, como a conscientização dos consumidores e a ética e responsabilidade da empresa sobre seus produtos. Organizações que já possuem o certificado ISO 9001 podem ter um certificado ISO 22000 como complemento.