Blog

COMUNICAÇÃO

Um colaborador deve sempre entender seu propósito!

Otávio começou a trabalhar em uma empresa de engenharia, e, como primeira atividade, foi colocado para acompanhar o trabalho de uma equipe que cuidava da adequação de uma área. 


Lá chegando, encontrou dois funcionários trabalhando. O primeiro furava um buraco e o segundo enchia o buraco de terra, fechando-o. Furava outro buraco, e o segundo vinha e tampava. 


Indignado com essa situação, Otávio questionou os dois trabalhadores que lhe explicaram o seguinte:
- Na realidade, esse trabalho é executado por 3 pessoas. Eu sou o primeiro e meu trabalho é furar um buraco perfeito. O meu amigo aqui é o terceiro e a atribuição é fechar o buraco. Entre nós existe um segundo, que tem a missão de colocar um poste no buraco. Só que ele não veio trabalhar hoje, mas nós continuamos fazendo a nossa parte!!!

Moral da história: Quantas empresas têm trabalhado desta forma? Colaboradores que não sabem o que estão fazendo de verdade, para que estão fazendo e porque estão fazendo. Repetem o que lhe mandaram fazer e não discutem se aquilo levará a algum resultado. 
A comunicação nas empresas, precisa, de forma constante, orientar, conclamar, motivar e desenvolver seus colaboradores para entenderem o propósito, os valores e os compromissos da empresa, atuando, de forma consciente, para o seu atingimento.