Blog

ESTEJA SEGURO!

mesmo estando em casa

Novos tempos, novos desafios, aprendizagem para todos, incertezas e informações novas a todo tempo.

Para muitas empresas, a crise do COVID é uma enorme oportunidade de redirecionar seus esforços e evoluir em sua gestão.

É verdade que todas as empresas que tenham desenvolvido seus programas de gestão de forma estruturada para os resultados, em conformidade com sua estratégia, sendo os mais diversos sistemas, tais como COMPLIANCE, SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES, CERTIFICAÇÕES ISO, LGPD, entre outros, terão uma dificuldade menor em relação àquelas que nada fizeram em suas atividades de gestão.

No entanto, alguns pontos de risco também são novos:

Por exemplo, vemos que muitas (pra não dizer quase todas) as empresas estão com 50 a 70 % de seus colaboradores (no mínimo) trabalhando de forma remota em home office, acessando os dados da empresa através de seus computadores próprios.

É claro que todos são funcionários responsáveis, éticos, íntegros e cuidadosos, mas como fica a SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO com tanto acesso efetuado fora do ambiente da empresa?
Não apenas e-mail, mas muitas vezes são acessados dados e informações importantes e estratégicas das empresas.

Dados de clientes, de colaboradores, de fornecedores, tabelas de preços, listagem de produtos, muitas vezes informações financeiras, são comumente tratadas pelos funcionários diretamente em seus próprios computadores, a partir de suas próprias residências.

Algum problema nisso???

Não, desde que a empresa esteja preparada, com os seus processos de RISCOS DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO devidamente mapeados, previstos e mitigados, o que, infelizmente, um enorme número de empresas não tem.

A crise vai passar, os ensinamentos que ela está trazendo para todos nós são importantíssimos, os negócios provavelmente não serão mais conduzidos da mesma forma.

Porém, não fique vulnerável e não corra riscos desnecessários.

Invista na SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – que pode ser através da ISO 27001 – e saia da crise mais forte do que entrou.

Afinal, cuidados e canja de galinha não fazem mal a ninguém.