Blog

O LÍDER SERVO VI

Parte 6

O líder servo – Parte 6

Nas semanas anteriores, abordamos a postura e forma de atuação das lideranças em uma organização.
Lembramos a história de Juvenal, um gerente novo e super empolgado que, inadvertidamente, imaginava ser o papel do líder o de um ser superior, alguém especial que passaria, a partir do momento em que fora instituído no cargo, a ser servido por toda a estrutura da empresa.
Listamos, então, 6 passos simples que Juvenal passou a adotar em seu comportamento profissional TRATAR A TODOS COMO A SI MESMO, DAR O EXEMPLO, DEMONSTRAR PACIÊNCIA E INTERESSE, ESTAR ATUALIZADO, APRENDER COM O SUCESSO e investir num PROGRAMA DE TREINAMENTO EMPRESARIAL.
Como Juvenal viu os resultados que essa mudança de atitudes trouxe, resolveu continuar no seu processo de aprendizagem e identificou alguns temas para os quais deveria dedicar um tempo e investimento. Desta forma, Juvenal resolveu que, buscaria se informar sobre SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, CONSULTORIA PARA ISO 9001, GESTÃO DE PROCESSOS, GESTÃO COMERCIAL, INTEGRIDADE E COMPLIANCE e TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS EQUIPES.
De imediato, Juvenal, instado pela premência e importância do tema, resolveu conhecer mais sobre Segurança da Informação. Falou com um amigo e este lhe indicou uma consultoria que o auxiliara na implementação de um sistema de gestão de segurança da informação conforme a norma ISO 27001.
Aí, Juvenal ficou maluco, pois não tinha ideia dos riscos que corria na empresa, das consequências perigosas com que convivia no dia a dia, dos cuidados que deveria ter com os dados e informações que circulavam diariamente pela empresa.
Juvenal imaginava que deveria ter cuidados com as REDES SOCIAIS, com o que divulgava sobre seus atos, mas, com o aprofundamento e andamento dos trabalhos da consultoria, viu que muitas informações poderiam ser tratadas de forma mais adequada, pois poderiam cair em mãos de concorrentes, algum funcionário poderia copiar dados em um pen drive, informações poderiam ser utilizados inadequadamente para alcançar benefícios indevidos, e, ao imaginar tudo que poderia ocorrer, Juvenal teve uma crise nervosa e apagou. Acordou algumas horas depois, ouvindo uma música suave, cantar de pássaros e um barulho de cascata. Viu que estava num lugar lindo, calmo e de paredes brancas.
Juvenal, então, ouviu uma palavra amiga ao seu lado e, ao se virar, viu que era o seu subordinado direto que, de maneira bem tranquila começou a lhe contar o que aconteceu.
Mas, isso é assunto para as próximas semanas.
Um abraço e até a próxima semana.