Blog

O LÍDER SERVO III

Parte 3

Nas semanas anteriores, iniciamos a abordagem sobre a postura e forma de atuação das lideranças em uma organização.

Lembramos a história de Juvenal, um gerente novo e super empolgado que, inadvertidamente, imaginava ser o papel do líder o de um ser superior, alguém especial que passaria, a partir do momento em que for instituído no cargo, a ser servido por toda a estrutura da empresa.

Pois bem, Juvenal foi aprendendo o conceito do LIDER SERVO, aquele profissional que, antes de ter o seu próprio sucesso, se comprometia a orientar, conduzir e capacitar a sua equipe para que, a partir do sucesso da equipe, possa ser reconhecido como um grande líder.

Juvenal entendeu o recado mas tinha dúvidas de como agir para que isso acontecesse. Foi quando descobriu alguns passos que o ajudariam a chegar ao seu novo alvo.

Listou um a um e procurou entende-los da melhor forma possível e assim conseguiu iniciar uma carreira vencedora.

Juvenal seguiu 6 passos simples, porém de grande alcance:

1. TRATAR A TODOS COMO A SI MESMO – Juvenal entendeu que ninguém é mais importante, nem mais competente, nem mais iluminado do que os outros. Isso fazia dele um profissional humilde para com a sua equipe, que entendia as falhas da equipe como uma falha sua, uma vez que ele era o responsável por orientar e conduzir o time.

2. DAR O EXEMPLO – Juvenal aprendeu que o ditado antigo “... faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” não tinha mais lugar para os profissionais atuais. Então, procurava chegar antes de todos, procurava ser o mais dedicado de todos, ser o mais atualizado de todos e o mais humilde todos. Foi conquistando um a um cada membro da sua equipe e logo a sua imagem já era conhecida em toda a organização.

Nas próximas semanas continuamos com outras práticas que Juvenal adotou. 

Um abraço e até a próxima semana.