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Certificações

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade engloba uma série de princípios e diretrizes voltados aos processos da companhia. O objetivo dessas normas é trazer indicadores para auxiliar os gestores na tomada de decisões seguras e assertivas. Esse trabalho resulta no aumento da qualidade dos serviços oferecidos, melhorando a imagem da companhia frente ao mercado, resultando em novas oportunidades de negócios nacionais e/ou internacionais.

Dentro da gestão da qualidade estão as normas ISO, criadas pela Organização Internacional de Padronização com o intuito de garantir produtos e processos com um nível mínimo de qualidade garantida. Elas são a base para a padronização dos processos de Gestão da Qualidade.


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Diagrama de Ishikawa - Causas e Efeitos

É uma metodologia que analisa as causas (efeitos) das ações e as classifica em seis categorias. O Diagrama de Ishikawa (ou "6M") embasa-se nos seguintes pontos:

  • Método: análise do método de execução do trabalho
  • Matéria-prima: relação do material utilizado com a causa
  • Mão-de-obra: procedimento mecânico relacionado
  • Máquinas: reflexo da operação da máquina
  • Medida: diretriz relacionada ao processo ou mudança dele
  • Meio ambiente: fatores ambientais relacionados ao próprio espaço de trabalho.

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IATF 16949 - Qualidade Automotiva

A nova norma IATF 16949:2016, que é baseada na norma de gestão da qualidade ISO 9001:2015, irá substituir a ISO/TS 16949:2009.

Ela define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade para organizações da indústria automotiva.

Promove-se a otimização dos produtos ou serviços — assim como a intensificação dos objetivos e as metas da organização , a melhor administração do tempo e da verba, o aperfeiçoamento dos processos internos, a busca pelo maior índice de satisfação dos clientes, os colaboradores e os acionistas, a prevenção do risco, a valorização da marca e o reconhecimento da empresa como uma organização certificada.


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ISO 17025 - Requerimentos Gerais para Laboratórios

É uma norma de padronização laboratorial que apresenta diversas semelhanças em relação ao padrão ISO 9001, porém conta com um aspecto extra: o conceito de competência para a igualdade.

Por ser uma norma exclusiva para laboratórios de ensaio e calibragem, a ISO 17025 tem a função de padronizar internacionalmente os processos de testes. Não importa em qual parte do mundo estão, se, por exemplo, dois laboratórios estiverem certificados por essa norma, os resultados obtidos neles serão os mesmos.

Além de melhorar a imagem do laboratório e contribuir para a fidelização de clientes, qualquer outra instituição do mundo que também for certificada na norma ISO 17025 poderá receber e compreender os testes de calibração e/ou ensaio. A ISO 17025 é uma padronização internacional e bem conceituada, o que facilita bastante o trabalho com outros países e até mesmo dentro de um mesmo território nacional.


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ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

A ISO 9001 é uma importante ferramenta para a gestão do negócio das organizações. Seu principal objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.

Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo.

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar o sistema de gestão da qualidade e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.


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PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação

É um programa criado pelo Governo Federal que tem como objetivo organizar o setor de construção civil considerando duas questões em especial: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A PBQP-H está ligada à modernização e ao grau de competitividade das empresas — na medida que replica os novos conceitos de qualidade, gestão e organização do processo de produção. Pode ser aplicado a qualquer empresa, em qualquer porte ou setor.


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PDCA - Ciclo de Qualidade

O ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. O PDCA foi idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou e ganhou notoriedade. Inicialmente, o ciclo PDCA deu-se o uso para estatística e métodos de amostragem. O ciclo implementado por Deming tem por princípio tornar mais claros e mais ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na Gestão da Qualidade, dividindo-a em quatro passos.


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Programa 5S - Mobilizar para a Qualidade

É uma metodologia embasada em cinco conceitos, originalmente definidos em japonês:

  1. Seire (utilização)
  2. Seiton (Ordenação)
  3. Seisõ (Limpeza)
  4. Seiketsu (Saúde)
  5. hitsuke (Autodisciplina)

Ela possibilita o aumento da produtividade, alcançada pela otimização do tempo que, por sua vez, é definida pela técnica de seleção dos objetos realmente necessários ao trabalho, assim como a retirada dos desnecessários. Além disso, preza pela redução de despesas por meio do melhor aproveitamento de materiais.