Blog

O LÍDER SERVO V

Parte 5

Nas semanas anteriores, iniciamos a abordagem sobre a postura e forma de atuação das lideranças em uma organização.
Lembramos a história de Juvenal, um gerente novo e super empolgado que, inadvertidamente, imaginava ser o papel do líder o de um ser superior, alguém especial que passaria, a partir do momento em que for instituído no cargo, a ser servido por toda a estrutura da empresa.
Passamos a listar 6 passos simples que Juvenal passou a adotar em seu comportamento profissional. Foram apresentados os quatro primeiros que seriam TRATAR A TODOS COMO A SI MESMO, DAR O EXEMPLO, DEMONSTRAR PACIÊNCIA E INTERESSE e ESTAR ATUALIZADO.
Como Juvenal viu os resultados que essa mudança de atitudes trouxe, buscou a contratação de uma CONSULTORIA EMPRESARIAL e tratou de absorver os outros passos, conforme abaixo:
5. APRENDER COM O SUCESSO - Juvenal entendeu que deveria ser um profissional APRECIATIVO, ou seja, não deveria perder muito tempo em procurar entender a causa de erros que ocorriam no dia a dia, mas focar em identificar todas as ações corretas que eram desenvolvidas na empresa. Assim, passou a usar as reuniões semanais com a sua equipe para examinar o que foi feito para que a maioria esmagadora dos clientes estivesse satisfeita, ao invés de analisar porque algum cliente não ficara feliz. Ao procurar entender como foram as ações dos colaboradores para atender aos clientes dentro dos prazos, fidelizar os clientes, fechar as vendas e atingir as metas, e essas ações sendo repetidamente praticada, a chance de haver erros era muito pequena.

6. PROGRAMA DE TREINAMENTO EMPRESARIAL - Juvenal ficou tão encantado com o progresso em seu desempenho que contratou, dentro do orçamento disponível, um Programa de Treinamento Empresarial, para que toda a sua estrutura pudesse também evoluir e ascender a novos patamares de desempenho. Assim foi que, treinamentos em GESTÃO DA QUALIDADE, COMPLIANCE, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, ATENDIMENTO AO CLIENTE, DESENVOLVIMENTO GERENCIAL e outros específicos, passaram a ocorrer na empresa, o que não era uma prática na instituição.

Juvenal, certamente, não seria mais a mesma pessoa, tanto profissional quanto pessoalmente, pois adquiriu um desejo de continuar crescendo, evoluindo e melhorando.
Nas próximas semanas vamos contar alguns resultados que Juvenal obteve.

Um abraço e até a próxima semana.