Blog

COMPLIANCE e SEGURANÇA DE DADOS

LGPD

Muito tem sido comentado sobre os programas de COMPLIANCE no nosso país.  Mas, muito ainda precisa ser dito e falado, pois não se pode ter a sensação de que era apenas uma fase e que, agora, os temas são outros.

Acompanhamos um movimento razoável de organizações na direção de, rapidamente, contratarem serviços especializados para implementação de programas de COMPLIANCE, porém, o que mais vimos, foram escritórios jurídicos sendo contratados para desenvolverem algo como uma “proteção“ à empresa, caso algum fato desagradável envolvendo práticas indevidas no âmbito de seus negócios.

Na nossa opinião, COMPLIANCE é um sistema de integridade corporativa, algo que tem a ver com a GESTÃO COMPLETA de uma empresa, em levantar os pontos de riscos de seus processos, a competência da empresa junto aos mercados em que atua,  a capacitação e cuidados com os parceiros e terceiros de negócio, buscando, sempre a INTEGRIDADE de sua imagem, de seus negócios e da sua atuação perene.

Pois bem, atualmente, temos acompanhado um novo momento de demanda pelo tema COMPLIANCE, motivado, talvez, pela maior conscientização dos ganhos a empresa pode obter a partir da minimização extrema de ocorrências que demonstrem descontroles, falta de profissionalismo e gestão inadequada da empresa.

Com a chegada da LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD -, que vem trazer novas exigências a todas as empresas brasileiras, o foco na INTEGRIDADE e GESTÃO ficam ainda mais evidentes e claros para todos os dirigentes e profissionais de empresas no Brasil.

Mas, o que tem a ver a LGPD, uma lei que trata de SEGURANÇA DE DADOS, com COMPLIANCE?

Veja na tabela abaixo o que está correlacionado entre os dois assuntos:

 

Diversos aspectos são comuns entre as duas abordagens, de forma que temos sugerido aos nossos clientes a aplicação através de um único programa, que atende a todos os requisitos, tanto do COMPLIANCE quanto da LGPD.

Na sequência, abordaremos outros aspectos envolvendo os dois assuntos.

Um grande abraço