Blog

O LÍDER SERVO IV

Parte 4

Nas semanas anteriores, iniciamos a abordagem sobre a postura e forma de atuação das lideranças em uma organização.

Lembramos a história de Juvenal, um gerente novo e super empolgado que, inadvertidamente, imaginava ser o papel do líder o de um ser superior, alguém especial que passaria, a partir do momento em que for instituído no cargo, a ser servido por toda a estrutura da empresa.
Passamos a listar 6 passos simples que Juvenal passou a adotar em seu comportamento profissional.
Foram apresentados os dois primeiros que seriam TRATAR A TODOS COMO A SI MESMO e DAR O EXEMPLO. 
Juvenal levou muito a sério os dois primeiros passos, o que facilitou muito o entendimento e a prática de outros dois comportamentos que absorveu. Seriam os passos 3 e 4:

3. DEMONSTRAR PACIÊNCIA E INTERESSE – Juvenal entendeu que jamais poderia ser impaciente ou perder a calma perante uma dificuldade de seu subordinado. Ao identificar que um membro da equipe tenha dificuldades no entendimento e/ou na prática de alguma atividade, ele, como o líder, precisaria reverter essa situação. E a melhor maneira de fazer isso era, de verdade, explicar e apontar outros caminhos para facilitar o entendimento da equipe. O verdadeiro líder precisa que a sua equipe apresente alta performance de desempenho e esse é o real interesse de todos. 

4. ESTAR ATUALIZADO – Há algum tempo atrás, Juvenal ouviu, numa reportagem sobre automobilismo que, na Fórmula 1, para alguém ser ultrapassado, não é necessário diminuir o seu ritmo, basta manter sempre o mesmo desempenho que, seguramente, um concorrente vai ultrapassa-lo. Assim sendo, ele procura, constantemente, ler e se atualizar das mais adequadas técnicas e metodologias de gestão, as mais modernas soluções para as diversas questões e como sempre melhorar a entrega dos seus serviços aos seus clientes.
Nas próximas semanas continuaremos com outras práticas adotadas por Juvenal para motivar as suas equipes e como se comprometer com os resultados que elas proporcionam.

Um abraço e até a próxima semana.