Blog

O QUE VEM ANTES, O OVO OU A GALINHA?

OU É MELHOR PREVENIR OU REMEDIAR?

Fui, há alguns dias, a uma reunião numa grande empresa, ocasião em que iríamos analisar os resultados alcançados, comparando-os com o planejado.

Ao chegar para o compromisso, fui conduzido a uma sala onde estavam reunidos 3 advogados da empresa, juntamente com todos os Diretores, e mais 4 senhores, todos muito bem vestidos em seus ternos, que, após sermos apresentados, soube que eram advogados de uma outra empresa, analisando dados sobre uma aliança comercial entre elas.

A conversa parecia a de algum desenho animado, onde o rato negocia com a ratazana sobre quem tinha mais direito ao queijo que estava na geladeira.

Ouvi atentamente e ao final perguntei às partes se eles seriam aliados ou inimigos, tamanha a desconfiança e cuidados preservatórios que demonstravam. Houve um silêncio e o diretor geral encerrou a reunião e pediu que eu ficasse na sala. Foi quando me disse que ele também estava com este sentimento, porém, assim como não ele confiava muito nos sócios da outra empresa, do mesmo modo eles também não deviam confiar nele.

E como resolver isso? 

- “Pensei em contratar uma consultoria para desenvolver um projeto de COMPLIANCE ou mesmo de PROTEÇÃO DE DADOS e INFORMAÇÕES, para que ele próprio estivesse mais seguro das ações desenvolvidas na empresa” disse o diretor.

Mas, o que um projeto de COMPLIANCE ajudaria em aumentar a credibilidade e melhorar a imagem corporativa da empresa junto ao mercado em geral? E a SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES e PROTEÇÃO DE DADOS, como a empresa iria agregar algum ganho aos seus processos através desses sistemas?

Com bastante tranquilidade, eu disse ao Diretor que os dois temas eram de suma importância e totalmente suficientes para elevar o patamar de confiabilidade e, consequentemente, do valor da empresa. COMPLIANCE vai orientar a empresa as práticas da integridade, da correção, dos valores justos e transparentes praticados dentro da estrutura da empresa. Vários passos deverão ser desenvolvidos e aplicados à toda as equipes, de forma que o conceito da integridade e ética sejam plenamente integrados aos processos do dia a dia.

Da mesma forma, PROTEÇÃO DE DADOS e SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, irão trazer, além da conformidade legal à nova legislação de proteção de dados a vigorar no país em 2020, ganhos financeiros concretos advindos da redução de ações, reclamações e contestações de clientes, colaboradores e fornecedores.

Passamos, então, a detalhar os passos de cada tema e o que eles têm em comum, de forma a permitir que, com um único sistema de gestão, possam atender a todos os requisitos acima.

Mas, isso é assunto para o nosso próximo encontro.

 

Um abraço e até a próxima.