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O FOCO DO CLIENTE

É no débito ou no crédito?

Era madrugada e Madame dormia profundamente, e tinha próximo a sua cachorrinha Cherry, uma poodle de 14 anos, que já apresentava os primeiros sinais que o tempo causa no vigor físico. De repente, Cherry começou a tossir, o que levou sua dona e seu marido, preocupados, a irem até um hospital veterinário, à 01h da madrugada.

Lá, uma veterinária recebeu Cherry e a examinou, chegando à conclusão de que era melhor interná-la. Madame, preocupada, aceitou. A veterinária pediu que aguardassem, levou a cadela para o interior do hospital e voltou com um contrato, onde havia uma conta inicial a ser paga, num valor altíssimo. A alta de Cherry ficou agendada para as 18h do dia seguinte. Madame chegou antes do horário, porém somente às 20h apareceu um médico dizendo que Cherry havia melhorado da tosse, mas estava com diarreia, desidratada e que permaneceria internada, o que geraria uma outra carga de valores a serem pagos. Madame retornou para casa, desconfiada, mas preferiu seguir as orientações.

No outro dia, ao chegar novamente no hospital, a secretária já apresentou um relatório de despesas e perguntou se o pagamento seria no cartão de débito ou crédito, o que causou um grande incômodo. Foi quando o mesmo doutor apareceu, sem a Cherry e com uma dúzia de receitas de remédios, dizendo que poderiam ser comprados na própria farmácia do hospital, para serem ministrados à Cherry. Madame apenas recebeu as receitas, perguntou por sua cadela e, após aguardar mais 1:45 horas, pagou a conta final, foi para casa, se sentindo totalmente desconfortável com o atendimento.

Moral da história:
Todas as empresas precisam das suas receitas e resultados, afinal, a única certeza da sobrevivência de uma empresa é o LUCRO. Porém, de nada adianta o LUCRO sem ter CLIENTES SATISFEITOS E FIÉIS. É preciso desenvolver e trabalhar com o FOCO DO CLIENTE, ou seja, entregar para o cliente mais do que ele espera e aí sim, obter o seu lucro saudável, correto. O foco do cliente, na maioria das empresas, é ignorado, pois os processos e fluxos das empresas são definidos para as próprias satisfações, limitando-se a deixar ao cliente a opção de escolher: É no débito ou no crédito?